Espiritualidade cristã como “estilo de vida” – 6º encontro vocacional 2018

Oremos pela Santa Igreja!
setembro 30, 2018
Discípulos e Missionários do Senhor
outubro 9, 2018

Aconteceu no último final de semana do mês de setembro, 29 e 30, o 6º encontro vocacional para os jovens que estão no processo de discernimento para ingressar no seminário diocesano. Os encontros que acontecem na casa de formação do seminário propedêutico, em Itabira, mensalmente, conforme calendário diocesano, têm participação de jovens dos três regionais de nossa diocese.

O encontro iniciou com o almoço no sábado e, durante a tarde, foi assessorado pelos seminaristas Helvert e Jhonatan que cursam o 2º ano de Filosofia. Eles trabalharam com os vocacionados o tema: Espiritualidade cristã como “estilo de vida”; apresentando a espiritualidade cristã como caminho que motiva a sair de si mesmo e a servir, a partir da experiência do encontro com Jesus, baseando-se no exemplo do apóstolo São Paulo, que depois dessa experiência, viveu uma mudança radical em sua vida, dando um novo sentido para sua existência.

A noite os vocacionados tiveram a oportunidade de assistir ao filme São Francisco, que relata a história de São Francisco de Assis, fazendo uma reflexão sobre a resposta que todos nós precisamos fazer diante do chamado de Deus.

No domingo, Padre Francisco Guerra, reitor do seminário diocesano, celebrou a Eucaristia com os vocacionados e os propedeutas; em seguida trabalhou a leitura orante do evangelho dominical e ainda refletiu sobre a identidade do padre diocesano, relacionando-a com a identidade de Jesus, o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas.

O encerramento do encontro vocacional aconteceu com o almoço em comemoração do aniversário de ordenação presbiteral de padre Márcio Soares, formador do seminário propedêutico, onde os vocacionados também puderam parabeniza-lo e rezar pelos 12 anos de seu ministério presbiteral, juntamente com paroquianos e familiares.

Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de nossa diocese, ajude-nos a todos nós vocacionados a nos abrirmos cada vez mais ao discernimento vocacional e a respondermos com docilidade ao chamado de Deus em nossas vidas.

André Detone – Propedêutico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.