O seminarista Júlio César Santos da Diocese de Itabira – CEL. Fabriciano é empossado no IHGMG
23/02/2019
“Deus nos amou, nos encontrou e nos chamou”. – 1° dia do retiro
02/03/2019

Iniciou nessa sexta-feira, 1 de março de 2019, o retiro espiritual dos formandos do Seminário Diocesano São José. Os seminaristas do propedêutico e da filosofia estão reunidos em Santa Maria de Itabira, no Sítio Santo Antônio. Pe. Eliseu Donisete de Paiva Gomes, Pároco da Paróquia Sant’Ana – Abre Campo, irá assessorar esse momento de espiritualidade. Os seminaristas da teologia estão reunidos em Belo Horizonte, no Mosteiro Nossa Senhora das Graças – Monjas Beneditinas e serão conduzidos pela Ir. Felicidade durante esses dias.

Como nos é apresentado no documento Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis: “os exercícios espirituais anuais, tempo de profunda revisão no encontro prolongado e orante com o Senhor, vivido num clima de recolhimento e de silêncio, devem ser retomados depois e encontrar uma continuidade, ao longo de todo o ano, nos retiros periódicos e na oração quotidiana. Deste modo, no coração do seminarista plasmado pela ação do Espírito, gradualmente se manifestará e se consolidará o desejo de oferecer, com generosidade, a própria vida no exercício da caridade pastoral. (108).

Colocando-se no seguimento do Mestre, com fé e liberdade de coração, o seminarista, à luz do exemplo de Cristo, aprende a fazer dom da ‘própria vontade por meio da obediência ao serviço de Deus e dos irmãos’ (Presbyterorum Ordinis, nº 15). A obediência une-nos a sabedoria de Deus, que edifica a Igreja e indica a cada um o próprio lugar e a missão; cabe, então, aos formadores educar os seminaristas para uma verdadeira e madura obediência, exercendo a autoridade com prudência e encorajando-os assim a dar o seu assentimento, também interior, em modo sereno e sincero. (109).

Todo retiro é tempo de renovar o caminho espiritual, o dom de Deus e o ardor vocacional. Com esses propósitos, nos colocamos em oração e pedimos as luzes do Espírito Santo, para que nos conduza e permaneça conosco durante esses dias de retiro. Pedimos a intercessão da Virgem Maria e de São José, nosso patrono, para que possamos fazer mais uma vez a experiência do encontro com o Cristo, nosso Deus e Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.