“Deus nos amou, nos encontrou e nos chamou”. – 1° dia do retiro
02/03/2019
“Formar um coração conforme o coração de Cristo”. – 3° dia do Retiro
05/03/2019

Neste domingo, 03 de março, segundo dia deste nosso retiro espiritual, as reflexões se pautaram em primeiro lugar no que toca ao movimento que Deus faz para atrair seus filhos de forma voluntária aos seus projetos: ainda que relutem no início, Deus os conduz de forma que digam “ eis-me aqui” de coração sincero. Exemplo disso é dado pelo grande Moisés: arrancado duma vida tranquila para ser posto à frente do numeroso contingente que constituía o povo hebreu, a nação santa.

Num segundo momento, três dimensões foram colocadas em evidencia: renuncia, serviço e amor. De fato, um jovem que se sente chamado ao sacerdócio terá de abrir mão de várias coisas que já tenha conquistado na vida para seguir o “eterno amor” pela via do sacerdócio. Deverá servir primeiramente àquele que o chamou, o próprio Cristo, e servir as pessoas que Deus confiar ao seu cuidado.

Mas, acima de tudo, será preciso que tenha amor. Dessa forma conseguirá viver da maneira que Jesus viveu nessa terra, saberá doar um amor que sabe entender e respeitar o jeito de ser do outro.

Diante dessa proposta, a célebre frase de Santa Margarida Maria Alacoque vem ao nosso encontro: “Cumpra-se em mim, senhor, vossa vontade de todos os modos e maneiras. ”

A noite tivemos missa e após um momento de adoração ao Santíssimo.

Jhonata Enrique

3° ano de Filosofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.