Formação Missionária para Seminaristas da Província Eclesiástica de Mariana

Santa Missa em honra a São José, no Seminário Diocesano, em Belo Horizonte
19/03/2019
Seminário São José fortalece o Conselho Missionário de Seminaristas
28/03/2019
O seminário de teologia da Arquidiocese de Mariana, acolheu o encontro da província eclesiástica de Formação Missionária para Seminaristas, o FORMISE. Formação esta que ocorreu dentre os dias 22 a 24 de março, tendo como objetivo: partilhar as experiências missionárias enquanto sinais da presença e ação de Deus no mundo e em nossas vidas.
Nos dias de formação os seminaristas meditaram e refletiram à luz da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV, sobre a Missão, carta esta que foi escrita em 30 de novembro de 1919. A formação foi assessorada pelo Padre Luiz Antônio Reis, que faz parte do clero da Arquidiocese de Mariana e professor no Instituto de Teologia da arquidiocese.
A Santa Missa de abertura foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton. Além das celebrações da Santa Missa e formação, com momentos de exposição do tema, houve também momentos de oração da liturgia das horas, momento de partilha dos COMISES das dioceses e testemunhos missionários. No momento da partilha, o seminarista Willian representou o seminário diocesano e partilhou sua experiência missionária que realizou na prelazia do Marajó, em julho de 2018.
O nosso seminário foi representado pelos seminaristas Arthur, Júlio, Helvert, Lucas e Willian. Houve ainda representação das dioceses de Caratinga, Governador Valadares e da Arquidiocese de Mariana, dioceses estas que compõem a província eclesiástica de Mariana, e um seminarista da diocese de Araçuaí e outro da diocese de Januária. Contando também com a presença do reitor do seminário São José da Arquidiocese de Mariana, Padre Valter.
O seminarista Willian Moreira, do 2° ano de Teologia, considera necessário despertar no coração dos seminaristas o valor que a missão tem na vida da Igreja e vê no FORMISE a saída para prepará-los, desde já, para a missão, saindo de si próprio e indo ao encontro dos irmãos. “O FORMISE é este lugar onde os seminaristas têm a oportunidade de partilhar as experiências missionárias que desenvolvem nos seus seminários e dioceses, fortalecendo assim o processo vocacional pessoal e estreitando, ainda mais, os laços que nos unem enquanto província eclesiástica de Mariana”, explica.
O FORMISE de 2020 será realizado na Diocese de Caratinga.
 
Seminarista Willian Moreira
2°ano de Teologia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.