Alunos do curso de Teologia participam de aula e visita no Santuário

Visita dos seminaristas à creche
10/04/2019
3º encontro vocacional: O ano propedêutico, o que é e a que se destina?
01/05/2019

Estudantes do quarto ano do curso de Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Rezende Costa (PUC Minas), participaram de aula e visita guiada às instalações do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, na manhã desta segunda-feira, 29 de abril.

Alunos da disciplina “Gestão Pastoral: Administração e Bens Culturais”, conduzida por Padre Nivaldo Ferreira, pároco e reitor do Santuário, cerca de 40 universitários acompanharam a aula, que foi ministrada pelo arquiteto Afonso Walace, especialista em arquitetura sacra e litúrgica.

De acordo com Afonso, a vivência paroquial é bem diferente da teoria e os espaços sagrados e litúrgicos são acumulados de situações, que depende de cada momento e cada gestão. “Por isso é necessário um plano geral, aprovado pela comunidade e pelo Conselho Paroquial, para que sejam geradas intervenções coerentes e planejadas. Também é importante que os seminaristas, que serão futuros padres a administrarem uma paróquia, tenham conhecimento dessas dinâmicas que, muitas vezes, fazem parte de um planejamento a longo prazo, que podem se estender por décadas”, comentou o arquiteto.

Durante a visita foi apresentado o projeto de revitalização “Nos Passos de São Judas”, através da maquete que se encontra no fundo da Igreja e detalha toda a reforma da infraestrutura do Santuário São Judas Tadeu. Ainda foi realizada uma visita aos espaços que fazem parte do conjunto celebrativo e administrativo do Santuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.