Comemoração da páscoa no seminário São José
02/05/2019
Visita à Igreja de Nossa Senhora do Pilar – 4º de Teologia
15/05/2019

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, passado próximo, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Itabira, o Encontro Diocesano Missionário que contou com a participação de leigos dos três regionais da diocese, padres e o Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti. O encontro foi assessorado pelo padre Maurício Jardim, natural do clero diocesano de Porto Alegre e diretor das Pontifícias Obras Missionárias (P.O.M).

A abertura do encontro contou com a exortação do bispo diocesano, que enfatizou sobre o nosso compromisso com a missão e nos impeliu ao ardor missionário. Ele citou como exemplo a Igreja Irmã de nossa diocese, a Ilha de Marajó, e o nosso comprometimento com a mesma.

O objetivo central do encontro foi motivar a importância de uma Igreja missionária, de modo especial, fomentando o mês extraordinário missionário proposto pelo Papa Francisco, a realizar-se no mês de outubro de 2019. O assessor, Pe. Maurício, comentou ainda sobre a importância de despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. É o objetivo deste mês que está em sintonia com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium.

O Pe. Maurício jardim enfatizou que a missão é tarefa eclesial e não se reduz apenas às congregações e experiências religiosas de visitas, cursos, projetos e elaborações de esquemas. A missão, portanto, é uma só, ela é de Deus; nasce no relacionamento de amor transbordante entre as três pessoas divinas Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai envia o Filho ao mundo a fim de salvar todo gênero humano e o Espirito Santo é o protagonista do dinamismo missionário. Neste sentido é que o Papa Francisco nos exorta: “a ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG15).

Houve no encontro a representatividade dos seminaristas de nossa diocese na pessoa dos irmãos Lucas Araújo e Arthur Crispim, membros do Conselho Missionário de Seminaristas, (COMISE). Marcaram presença com o objetivo de absorverem a rica experiência proposta pelo encontro e transmitir a toda comunidade formativa do seminário, fomentando a importância de se formar uma consciência missionária dentro da casa de formação que deve se estender depois no ministério ordenado.

Seminaristas Arthur Guilherme e Lucas Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.