3º encontro vocacional: O ano propedêutico, o que é e a que se destina?
01/05/2019
A Igreja de Cristo em Missão no Mundo Batizados e Enviados
02/05/2019

Na noite dessa quarta-feira, 01 de maio, nós seminaristas do seminário São José realizamos um momento de confraternização e partilha das experiências que vivenciamos nas últimas semanas. O dia em que comemoramos o dia do trabalhador e celebramos a memória de São José Operário, foi uma ótima oportunidade para nos reunirmos e manifestarmos em comunidade a nossa alegria pascal. Nessa ocasião, também comemoramos os aniversários dos seminaristas Júnior e Pedro, do 2º e 1° ano de filosofia, respectivamente, que fizeram aniversário no mês de abril.

Durante a semana santa, vivemos intensamente a dimensão pastoral-missionária nas paróquias de nossa diocese. Através da proximidade com o povo de Deus e da participação ativa na vida das comunidades que auxiliamos, assim como das celebrações das belas liturgias desse tempo solene da Igreja, foi-nos possibilitado vivenciar experiências que muito contribuíram em nosso caminho vocacional.

Algumas dessas experiências, puderam ser partilhadas em nossa noite fraterna.  O seminarista Márcio, do 4º ano de teologia, disse que realizou suas atividades pastorais da semana santa na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira, paróquia essa que nos anos de 2013 e 2017 lhe tinha oportunizado fazer experiências semelhantes. Márcio destacou que nos outros anos que esteve na paróquia Nossa Senhora do Rosário, dedicou a maior parte do seu tempo à visita das famílias; nesse ano colocou foco nas celebrações e visitas específicas, visto que o pároco, padre Anderson Teixeira, mudou um pouco a dinâmica vivida na paróquia, trabalhando as experiências missionárias de forma continuada ao longo de todo ano, podendo assim dar maior assistência as celebrações e organização dessa semana. Márcio relatou a participação expressiva dos fiéis em todos os dias da semana santa e que, com a organização feita nesse ano, as comunidades da paróquia conseguiram se preparar bem para os ritos e atos litúrgicos.

O seminarista Paulo Leal, do 1º ano de teologia, partilhou que, através da especialização que está fazendo em libras esse ano, começou a entender melhor a cultura surda; isso possibilitou identificar em uma visita feita a uma escola durante a semana santa, uma criança surda que estava com seu aparelho auditivo sem condições de uso, o que a impossibilitava de se comunicar e aprender de forma eficiente. Após a visita, Paulo se direcionou ao posto de saúde da comunidade e convocou uma reunião com os profissionais da saúde, sendo que ficou evidente a necessidade de um olhar mais atento às necessidades de políticas públicas, tema abordado na Campanha da Fraternidade em 2019. Diante disso, Paulo propôs em união com o padre Marcos, pároco da cidade de Alvinópolis, como gesto concreto à comunidade de Fonseca, a solidariedade e comprometimento com o caso da criança.

Os seminaristas Arthur Crispim, do 1º ano de filosofia, e Lucas Araújo, do 1º ano de teologia, partilharam um pouco sobre a participação que tiveram no encontro diocesano de formação missionária  no último final de semana em Itabira representando o COMISE. Ressaltaram os principais momentos de formação com o padre Maurício, diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, e apresentaram algumas propostas do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário. 

Padre Francisco Guerra, reitor de nosso seminário, disse que cada partilha é importante para que possamos aprender com as experiências uns dos outros e conhecer as realidades de nossa diocese. Padre Francisco ainda agradeceu o empenho da comunidade em nossa confraternização e enfatizou a importância de aproveitarmos essas oportunidades de vivência fraterna.

Encerrando nosso momento comunitário, padre Francisco lembrou que iniciamos o mês de maio, mês em que a Igreja carinhosamente dedica a Nossa Senhora, e nos convidou a cantar a Salve Regina, confiando nossas vidas e vocações ao auxílio materno de Maria.

Seminarista André Dettoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.