3º Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação.

Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
23/07/2019
Encontro das Famílias 2019
05/08/2019

A Comissão de Liturgia do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB promoveu a terceira edição do Encontro com seminaristas do 4º ano de Teologia, diáconos transitórios e presbíteros com até 1 ano de ordenação. O encontro reuniu 60 participantes no Convívium Emaús, em Belo Horizonte (MG), com início na tarde de segunda-feira, 22 de julho.

Refletir sobre os desafios da Iniciação à Vida Cristã para os futuros Ministros Ordenados é o objetivo principal do encontro. O Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, e Padre Vanildo Paiva, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) foram os assessores do encontro.

No primeiro dia de programação, Pe. Vanildo fez a leitura do documento 107 da CNBB intitulado “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. O material oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011.

O presidente do Regional Leste 2, Dom José Carlos de Souza Campos, presidiu a Celebração Eucarística na primeira noite do encontro e acompanhou a programação. Já na manhã de terça-feira, Dom José Luiz Majella Delgado foi o responsável por presidir a Missa.

Durante todo o dia Dom Leomar Antônio Brustolin assessorou o encontro e Dom José Luiz Majella Delgado, bispo referencial da Comissão de Liturgia, acompanhou toda a programação do encontro desde o primeiro dia.

Na quarta-feira, 24 de julho, os 60 participantes foram a Livraria Paulus, localizada na região central de Belo Horizonte. Depois, todos tiveram a oportunidade de conhecer a Serra da Piedade no município de Caeté (MG). A programação teve início pela manhã com uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Após a Santa Missa, o Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin fez uma apresentação sobre a estrutura das paróquias e suas comunidades iluminadas por esse processo.

Os diáconos Adriano e Ludugerio e Eu, Márcio, seminarista do 4º ano de teologia marcamos presença nesse encontro e representamos nossa diocese de Itabira – Cel. Fabriciano. Foram dias de muito aprendizado e saímos com o objetivo de ajudar nossa diocese a dinamizar cada vez mais essa proposta de evangelização pelo processo de iniciação à vida cristã.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.