“O sacerdócio é o amor do coração de Jesus.” São João Maria Vianney
05/08/2019
“No amor e na fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão”(Irmã Dulce)
14/08/2019

O mês de agosto é dedicado às vocações, diante disso, a cada domingo a celebração litúrgica é destinada a uma vocação específica. E o segundo domingo é refletido sobre a vocação matrimonial.

É sabido que toda vocação está enraizada na família, por isso a Igreja no primeiro domingo depois do Natal nos apresenta a Sagrada Família. A Igreja sendo inspirada pelo Espírito Santo, reconhece que a família é algo sagrado porque ela é instituída por Deus. Deus se fez carne e assumiu a humanidade em uma família. A humanidade não pode se erguer sem a família. Deus é uma família, são três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

O papa João Paulo ll na exortação apostólica “A missão da família cristã no mundo de hoje”, ao abordar acerca dos deveres da família cristã ressalta que:

No mundo de Deus Criador e Redentor, a família descobre não só a sua “identidade”, o que “é”, mas também a sua “missão”, o que ela pode e deve “fazer”. As tarefas, que a família é chamada por Deus a desenvolver na história, brotam do seu próprio ser e representam o seu desenvolvimento dinâmico e existencial. Cada família descobre e encontra em si mesma o apelo inextinguível, que ao mesmo tempo define a sua dignidade e a sua responsabilidade: “Família, torna-te aquilo que és!. (JOÃO PAULO II, 1981, p. 29).

A família é o berço de todas as vocações é nela e dela que sairão homens e mulheres comprometidos com a vontade de Deus, com a vida e com a sociedade. Mas para isso é necessário assumir seu compromisso missionário. As vocações sacerdotais, leigas e religiosas terão suas raízes em um solo familiar, não é possível pensar em qualquer vocação sem antes pensar na família.

João Paulo ll afirma “a família cristã é deste modo animada e guiada pela nova lei do Espírito Santo e em íntima comunhão com a Igreja, povo real, chamada a viver o seu “serviço” de amor a Deus e aos irmãos.”. (JOÃO PAULO II, 1981, p. 105).

Deste modo, é papel da Igreja acompanhar a família cristã em sua caminhada peregrina neste mundo. A família é chamada a desempenhar as suas virtudes em comunidade, dando-lhe grande testemunho de santidade de uma vida coerente e

autêntica em um mundo cada vez mais fragmentado pela violência e pelo esquecimento de Deus.

Em comunhão com a Igreja, a família cristã busca cada vez mais executar o seu papel no mundo com amor e caridade para a construção do Reino de Deus que terá a sua plenitude na glória eterna.

O Papa Francisco na exortação apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia” sobre o amor na família afirma que: “diante das famílias e no meio delas, deve ressoar sempre de novo o primeiro anúncio, que é o “mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário” e deve ocupar o centro da atividade evangelizadora”. (Francisco, 2016, p. 55).

Com isso, evidencia-se a importância da constituição da família na Igreja, na sociedade e na construção do reino de Deus. Sendo a família um fermento que faz crescer a massa do amor, da fraternidade, da ternura e da união. Jesus confia parte de sua missão ao seio familiar e, é por isso que a Igreja na sua sabedoria sendo conduzida pelo Espirito Santo, desempenha sua função preciosa dando apoio às famílias, começando pela iniciação à vida cristã. Nós como cristãos batizados não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: somos vocacionados à santidade.

Seminarista Luciano Timóteo - 2° ano de Teologia

REFERÊNCIAS

FRANCISCO, papa. Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Laetitia” sobre o amor na família. 1ª ed. São Paulo: Paulinas, 2016.

JOÃO PAULO ll, papa. Exortação Apostólica “A missão da Família Cristã no Mundo de Hoje”. 24ª ed. São Paulo: Paulinas, 1981.

1 Comment

  1. Alexandre Alves disse:

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.