Primeira Missa do Padre Adriano no Seminário diocesano São José

“Agradeço aquele que me escolheu para o serviço do seu reino” 1Tm 1, 12 – Ordenação presbiteral de Ludugerio Almeida
17/09/2019
Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo
03/10/2019

A Igreja, no dia 26 de setembro, celebra a memória facultativa de dois santos e irmãos gêmeos, São Cosme e São Damião, que desde jovens, eram reconhecidos pelas suas habilidades como médicos e exerciam sua profissão gratuitamente. Com sua conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, ao unirem a ciência à confiança no poder da oração, levaram muitos a ter não só a saúde do corpo, mas também da alma.

Neste dia, o Seminário diocesano de Itabira- Cel. Fabriciano, se alegrou com a presença do neo-sacerdote Adriano Mendes que presidiu a celebração da eucaristia na casa de formação São José,em Belo Horizonte. Sabemos que o ministério presbiteral nos impulsiona a estar em plena comunhão com Deus e com os irmãos. Padre Adriano, com essa visita, e a celebração da santa missa, veio transmitir esperança e força na caminhada dos seminaristas. Também demostrou o carinho que tem pela comunidade formativa que foi por um grande tempo sua morada na preparação para o presbitério.

Em sua homilia, padre Adriano, ressaltando o evangelho do dia, que fala a respeito de Jesus e dos milagres que realizara, a ponto de deixar Herodes perplexo e questionar: “quem é, esse homem, sobre quem ouço falar tais coisas? ” (Lc 9, 9). E então indagavam quem era esse que realizava tais milagres, se era “João Batista que havia ressuscitado ou então Elias ou um dos outros profetas”. Padre Adriano conduziu sua reflexão dizendo que esses sinais e as palavras de Jesus estavam ligados ao discurso Profético. Jesus exortava, convidava as pessoas a conversão dos pecados, anunciava o Reino de Deus e falava do fim dos tempos. Herodes queria ver Jesus, porém ele não o conheceu. Padre Adriano exortou os formandos dizendo que é preciso ultrapassar a dimensão do físico, para ir na profundidade do encontro com Jesus e assim conhecê-lo e testemunhá-lo. Disse ainda que esse é o convite de Deus para nós: nos colocar a caminho e fazer-nos discípulos do mestre, conhecendo Jesus e  dando testemunho daquilo que fizemos como experiência de fé. Disse ainda que na celebração cotidiana da Eucaristia, possamos aumentar a nossa fé. Fé esta que sustenta a nossa vocação e nos impulsiona na caminhada.

Padre Adriano disse ser grato a Deus por retornar à casa de formação e agora podendo presidir a eucaristia como presbítero da Diocese de Itabira- Cel. Fabriciano. Por fim agradeceu a cada seminarista que com ele conviveu e disse que na mesa da eucaristia possamos fortalecer ainda mais nossa irmandade.

Seminarista Pedro de Paula Ferreira - 1° ano de Filosofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.