Primeira Missa do Padre Adriano no Seminário diocesano São José
27/09/2019

No dia 01 de outubro a Igreja celebrou a memória de Santa Teresa do Menino Jesus, a santa das rosas. Santa Teresa, em meio a sua rotina, nutria o desejo de ser missionária, mas com sua saúde frágil não foi da vontade de Deus que ela partisse em missão. Entretanto, a Virgem Maria, que sempre atendeu sobejamente seus desejos, fez que, após sua morte, ela fosse declarada Padroeira Universal das Missões, sem nunca ter saído do Carmelo, ratificando o valor da oração e do sacrifício para a salvação das almas. Diz-nos o papa Bento XVI: “todo cristão, mesmo se é forçado a viver na solidão, pode ser um missionário autêntico através da oração”.

Por convocação do Papa Francisco, na memória de Santa Teresa do Menino Jesus, iniciou-se em toda Igreja o Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de “nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes”. Assim, o papa exorta a todos a viverem o júbilo da missão dando testemunho do Evangelho nos ambientes onde cada qual vive. Ao mesmo tempo, somos chamados a ajudar afetuosamente, com a assistência concreta e a oração, os missionários que partem para anunciar Cristo a quantos ainda não o conhecem. Todo cristão deve ter consciência da necessidade de evangelizar e anunciar o nome de Cristo, no qual todos os membros da Igreja estão chamados a participar, já que a Igreja é missionária por natureza, nos diz o Papa Francisco.

Atentos à convocação do Papa Francisco, a comunidade de filosofia e teologia do Seminário Diocesano São José, em Belo Horizonte, fez a abertura do Mês Missionário Extraordinário com a Celebração Eucarística, colocando na Patena e no Cálice a intenção do Santo Padre para o mês de outubro.  A Santa Missa foi preparada e organizada pela Comissão Missionária de Seminaristas (COMISE) e com a ajuda dos demais membros da comunidade.

Que este Mês Missionário Extraordinário seja um tempo propício para uma transformação do coração de todos os fiéis cristãos, para que atentos ao apelo do Papa Francisco, assumam verdadeiramente o seu compromisso batismal e anunciem com amor a alegria de ser discípulo e missionário de Cristo.

Seminarista William Moreira - 2° de Teologia

Fotos: Seminarista Helvert Dias

Texto: Comissão Missionária de Seminaristas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.