Convivência e integração: elementos para uma caridade fraterna
20/11/2019
“Povo de Deus em ação, para uma Igreja em saída.”
13/12/2019

No dia 01 de agosto deste ano, os seminaristas Fernando Moreira, Luciano Timóteo e Willian Moreira, ambos cursando o 2°ano de teologia, apresentaram através do Reitor do Seminário Diocesano, Padre Francisco Guerra, suas cartas de requerimento a Admissão como candidatos às Ordens Sacras. O seminarista Francis Regis que está cursando, o 3° ano de Teologia, também apresentou sua carta pedindo a instituição do ministério de acólito, ao Conselho de Ordens e Ministérios da diocese. Este Conselho tem por formação o bispo diocesano, o reitor e formador do seminário e outros membros provisionados pelo bispo.
Em reunião no dia 04 de setembro, os membros deste Conselho, após terem ouvido com atenção e respeito a leitura dos requerimentos, acolheram os pedidos feitos e a partir daquele momento os seminaristas foram reconhecidos oficialmente como candidatos às Ordens Sagradas. A resposta oficial foi dada aos seminaristas em carta enviada pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti.
O que é a admissão às Ordens sagradas? A admissão às Ordens Sagradas é o primeiro passo mais concreto em direção ao sacerdócio, onde a Igreja reconhece e acolhe oficialmente o seminarista como candidato ao sacerdócio e, por sua vez, o seminarista se compromete publicamente em receber com docilidade a formação necessária para o futuro ministério sacerdotal. Já a instituição do Ministério do Acolitato, o seminarista é chamado à auxiliar o altar de modo a servi-lo como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão.
No dia 8 de dezembro de 2019, Solenidade da Imaculada Conceição, foi escolhido como data para a celebrarmos a missa de admissão às ordens sacras e instituição do ministério de acólito, em Santana do Paraíso, no qual foi presidida por Dom Marco Aurélio, e contou com a presença de presbíteros e diáconos, juntamente com os seminaristas de nossa Diocese.

Seminarista Willian - 2° ano de Teologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.