Instagram
18/02/2020
É PRECISO TRANSFIGURAR COM JESUS NO TABOR
01/03/2020

          O documento 110 da CNBB, Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, afirma que “o processo do crescimento espiritual dos futuros presbíteros somente é possível pelo sincero e permanente esforço de conversão do coração, da capacidade de ler a vida e os fatos à luz da fé e, particularmente, à luz da caridade pastoral, para um dom total de si à Igreja segundo o desígnio de Deus”. E acrescenta que um dos exercícios fundamentais para tal é a “realização dos exercícios espirituais anuais, sobretudo o retiro espiritual”.

         Fiel a esta prática o seminário diocesano, todo ano, proporciona aos seminaristas o retiro espiritual. Tempo de reflexão, direção espiritual, momento de silêncio e oração e intimidade com o Senhor. Oportunidade que propicia ao seminarista a pratica da escuta profunda à voz do Senhor. 

          Esse momento acontecerá em Santa Maria de Itabira e terá o padre Márcio Soares, formador do ano propedêutico, nesta diocese, orientando os exercícios espirituais entre os dias 22 a 26 de fevereiro. O eixo central são sempre as dimensões formativas: intelectual, pastoral - missionária, humano – afetiva e comunitária que bebem na fonte da espiritualidade da Iniciação à vida crista, do discipulado e da configuração ao Mestre. Daí a importância de boas formações para aqueles que se preparam para dedicar sua vida ao serviço no ministério presbiteral, futuramente. Durante o retiro, contamos com as orações do povo de Deus, por quem também estamos rezando, pedindo ao Senhor que envie santos operários para a sua messe, e a graça de acolher com docilidade o que será transmitindo pelo pregador e pelas leituras bíblicas que nos guiarão. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.