6° Encontro do FORMISE da Província Eclesiástica de Mariana
10/03/2020
Formação para coroinhas
18/03/2020

 

             A assembleia ocorreu no Recanto das Mangueiras em Coronel Fabriciano e tinha o tema “Povo de Deus em ação para uma Igreja em saída” e o lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama (Mc 10,49). Esse Kairós, teve como base nos  últimos documentos da CNBB e o Livro da Caminhada da Diocese e se estruturou sob os quatro pilares propostos pela CNBB: palavra, pão, caridade e ação missionária. Há mais de um ano, período de diálogo e reflexão sobre a história dessa igreja particular, sobre os desafios atuais e levando-se em consideração as pautas levantadas pelas comunidades eclesiais, a diocese foi construindo um processo que culminou nesta assembleia. Nela, foram votadas e escolhidas duas prioridades para a Diocese para os próximos anos, a saber, pastorais sociais, com ênfase no meio ambiente, e juventude.

          Devido aos desastres ambientais recentes causados pelo ser humano, a preocupação com o meio ambiente retorna às discussões que dizem respeito à ecologia e à casa comum onde todos os filhos e filhas de Deus merecem viver com dignidade. Contudo, o que é preocupação tão recente para muitos, para a Igreja, é uma pauta antiga. Além de vários documentos e pronunciamentos dos outros papas sobre o assunto, a atual encíclica Laudato Si do Papa Francisco mostra a atualidade e urgência desta realidade. Essa preocupação, imprescindível para que seja garantido um futuro saudável para as próximas gerações, tem como fundamento único a pessoa de Jesus “porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas” (Rm 11,36a).

          Que essa assembleia possa reverberar no coração de todos os diocesanos para que o Espírito Santo, por intermédio da Virgem Santíssima, conduza Sua Igreja à felicidade eterna!

Seminarista Wellington Souza - 2° ano de Filosofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezessete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.