Formação para coroinhas
18/03/2020
DIOCESE DE ITABIRA – CEL. FABRICIANO: 55 ANOS DE PROTAGONISMO SOLIDÁRIO
16/06/2020

            No último dia 16 de março, celebramos em nosso seminário diocesano a festa de São José, padroeiro de nossas casas de formação. Na liturgia universal da Igreja a solenidade de São José é celebrada no dia 19 de março, todavia antecipamos as nossas comemorações para que os padres colaboradores de nossa formação pudessem, juntamente com nosso bispo Dom Marco Aurélio, também participar.

            Quase que como um momento de pausa nas práticas intensificadas de penitência e mortificação, próprias do tempo quaresmal, a solenidade de São José nos coloca em clima festivo de celebração e nos convida, pela sagrada liturgia, a meditar mais profundamente sobre esse tão importante personagem da história da salvação.

            Cada vez mais ao longo dos séculos a Igreja foi percebendo o papel de São José nos planos de Deus; como nos ensina São Bernardino de Sena em um de seus sermões: “São José foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria”. Contudo, a missão desse grande personagem bíblico não esteve situada apenas na vida da Sagrada Família, mas ainda hoje se estende a todo o povo de Deus. Dom Marco Aurélio na homilia da Missa ressaltou justamente a necessidade de sempre recorrermos ao exemplo e à intercessão de São José, confiantes em seu patrocínio para nossa vida e vocação.

            São José, rogais por nós!

Seminarista Fernando Moreira - 3° ano de Teologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.