Decreto de Concessão de Indulgências
23/02/2017
RETIRO DOS SEMINARISTAS DO PROPEDÊUTICO E DA FILOSOFIA
01/03/2017

Do dia 24 ao dia 27, nós, os seminaristas que estamos cursando Teologia, fizemos retiro no Mosteiro Nossa Senhora das Graças em Belo Horizonte. Foi uma grande graça para todos nós. O contato com as monjas, a oração, a contemplação, a acolhida, o sorriso, o toque do sino tudo isso nos ajudou a entrar no íntimo de nós mesmos, para ouvir a Deus que sempre se comunica conosco. Ele é nosso grande amigo. “Não se esqueçam de ter Jesus Cristo como o melhor amigo de vocês”, disse-nos a irmã Felicidade, monja que nos acompanhou durante nosso período de retiro.

 

Nós refletimos a vocação que Deus nos faz, Ele nos chama para uma missão, mais particularmente para a vocação e missão do sacerdócio. E para cumprirmos bem esse chamado temos que nos aproximar de Jesus, Nosso Senhor, temos que a cada dia mais nos entregar a Ele. A vocação ao sacerdócio comporta a luta diária por servir a Deus e ao próximo da melhor maneira possível.

 

Nesse sentido, no retiro, nos foram apresentadas algumas armas espirituais para mais perfeitamente nos unirmos a Deus: a participação na Santa Missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a meditação da Palavra de Deus, o silêncio orante e a perene devoção e amor à Nossa Senhora. Com todas essas riquezas voltamos para o seminário para que cheios da graça de Deus experimentemos a misericórdia de Deus em todos os instantes de nossa vida para discernirmos com sabedoria o que Deus deseja de nós, por que: “o discernimento é uma luz que dissolve a escuridão, afasta a ignorância e alimenta as virtudes” (CATARINA, 2016, p. 48)[1]. Que Deus nos ajude a cumprir esse bom propósito, para que um dia sirvamos humildemente a Ele e a Santa Igreja, mãe e mestra de nossas vocações.

FONTE: Francis Régis Almeida

_____________________

[1] SENA, Catarina de. O diálogo. 15. Ed. São Paulo: Paulus, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.