Tempo de Iniciação ao Ministério Presbiteral: Rito de Admissão

1º Encontro vocacional 2017
21/03/2017
Via-Sacra em Itabira
10/04/2017

Aconteceu no dia 20 de março, na capela da casa de retiro São José, em Belo Horizonte, a missa festiva em honra a São José, padroeiro do Seminário diocesano da diocese de Itabira – Cel. Fabriciano. Presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti e concelebrada por vários sacerdotes a missa contou com a presença de todos os seminaristas da diocese bem como de padres e seminaristas de outras dioceses.

Márcio Mota e Gustavo Alves

Na ocasião os seminaristas Márcio Rodrigo Mota e Gustavo da Silva Alves foram admitidos como candidatos às ordens sacras. O documento 93 da CNBB é claro ao afirmar:

“Celebra-se o Rito de Admissão a candidato às ordens sacras, quando se pode verificar que o propósito dos aspirantes, baseado nos dotes necessários, atingiu suficiente amadurecimento. Quando a opção do aspirante, acompanhada das necessárias qualidades, revela-se suficientemente madura, o candidato é convidado a manifestar publicamente tal opção. Pelo rito de admissão o candidato ainda não se torna clérigo, mas assume a condição pública de candidato às ordens sacras”.

 

Após a admissão há um caminho formativo até a ordenação presbiteral que supõe a recepção do leitorado e acolitado que são as ordens sacras menores e do diaconado que constitui o primeiro grau da ordem sacerdotal.

Rogamos a São José e a Nossa Senhora Aparecida, por ocasião do jubileu de seus 300 anos de aparição, que intercedam ao Senhor da messe para que sejam perseverantes na vocação esses nossos irmãos admitidos e todos os demais formandos em seu processo de discernimento vocacional.

“Caminhemos com os olhos fixos em Jesus”.

Pe. Francisco Guerra – Reitor

1 Comment

  1. Maria Aparecida Rosa Gonçalves disse:

    Que Deus em sua infinita bondade acolha aos desejos dos jovens candidatos à Ordem Sacra.Que o desejo de servir a Deus esteja acima de qualquer ato ou atitide voltados para os bens materiais, mas sim,verdadeiramente espirituais. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.