Tempo de Iniciação ao Ministério Presbiteral: Rito de Admissão
21/03/2017
EXPERIÊNCIA DA SEMANA SANTA: um encontro com o ressuscitado que nos transforma em alegres evangelizadores
19/04/2017

As vocações, dom do amor de Deus. Sinceramente, desejo que renovemos nossa certeza de que a fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor e “quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”

Ocorreu no dia 07 de Abril a Via Sacra a “Nível de Cidade” na cidade de Itabira, os seminaristas do Propedêutico juntamente com os seminaristas Lucas Magno e Marcos Motta que cursam filosofia participaram deste momento. O padre responsável por conduzir este momento de oração foi o pároco da Catedral Diocesana e formador da casa de formação em Itabira ( Pe. Márcio).

A Via-sacra é uma oração que contempla os últimos momentos da vida de Jesus: paixão, morte e ressurreição. São 15 estações, cada uma dedicada a um trecho do caminho da cruz de Cristo. As estações são acompanhadas por trechos bíblicos, meditações e orações. Através da Via-sacra, os cristãos percorrem um caminho espiritual e buscam uma melhor compreensão do amor incondicional de Cristo. Este exercício muito antigo, que se origina nos primeiros séculos da Igreja Católica, tomou forma com o tempo, até se tornar a Via-Sacra como conhecemos em nossos dias.

Queremos viver esta Via-Sacra numa profunda intimidade com Jesus. Vendo com atenção aquilo que está escrito nos Evangelhos, individuar-se-ão discretamente alguns sentimentos e pensamentos que poderiam ocupar a mente e o coração de Jesus naquelas horas de provação.

Ao mesmo tempo, deixar-nos interpelar por algumas situações de vida que caracterizam – positiva ou negativamente – os nossos dias. Expressaremos assim uma ressonância, que traduz o nosso desejo de realizar algum passo de imitação de Nosso Senhor Jesus Cristo na sua paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.