“Missionários com Maria”, este foi o tema do V Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária – IAM, realizada entre os dias 28,29 e 30 de julho, na cidade de Três Corações – Diocese da Campanha, que reuniu coordenadores diocesanos, assessores, adolescentes e crianças da IAM de diversas (Arq)dioceses do estado.
Em comunhão com a igreja do Brasil que celebra o ano Mariano, recordando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, e em comunhão com todo o estado de Minas Gerais que está em preparação para a celebração do Jubileu de 57 anos de Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais, o congresso teve como objetivo fortalecer em nosso estado o protagonismo das crianças e adolescentes no compromisso missionário de tornar Jesus amado e conhecido, juntos e com a intercessão de Maria.
Dom José Lanza, bispo referencial para a ação missionária da CNBB – Regional Leste II, manifestando sua alegria, acolheu cada participante e desejou a todos um bom e proveitoso congresso.
Padre Adelson, da Arquidiocese de Mariana, foi a assessor que refletiu sobre o tema e o lema “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5). Além das palestras, várias apresentações, dinâmicas, oficinas em grupo, orações, e muita animação foram realizadas durante os três dias.
No domingo, antes da Santa Missa de encerramento, foi apresentada a nova coordenadora Estadual da IAM, juntamente com os representantes das províncias eclesiásticas. Representando a província de Mariana, foi escolhida Sandra Bonini que é da Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano. No final da Santa Missa, foi anunciada que a Arquidiocese de Mariana sediará o VI congresso estadual da IAM, que acontecerá em 2019.
A diocese de Itabira- Coronel Fabriciano foi representada pela coordenadora diocesana da IAM, Marli, por coordenadores, assessores e membros de grupos de diversas paróquias dos regionais II e III, além do seminarista Willian que representou a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de João Monlevade, onde realiza o seu estágio pastoral.
De todas as crianças do mundo sempre amigos!
Fonte: Seminarista Willian Moreira