Aula inaugural – IFTDJ (Instituto de Filosofia Dom João Resende Costa) PUC Minas

Estudo do Documento 107
16/08/2017
Romaria dos Seminaristas ao Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade
04/09/2017

Hoje, no dia 24 de agosto de 2017, aconteceu no auditório do museu PUC Minas a aula inaugural conjunta dos cursos do Instituto de filosofia e teologia Dom João Resende Costa, com o tema: Vulnerabilidade pós-moderna e cristianismo. Foi convidado para dirigir a aula o Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Vicente explorou o atual contexto social em que o mundo se encontra, bem como o papel da Igreja em meio às mudanças da contemporaneidade. Não são poucas as rupturas e novidades aos quais o homem pós-moderno vem enfrentando, ao mesmo tempo que grandes avanços são alcançados com progresso em vários âmbitos sociais, são também notáveis os desafios a serem vivenciados. Dom Vicente assinalava o marco cada vez maior na busca do encontro entre as pessoas em meio às suas diferenças, bem como os riscos que esse processo tende a sofrer por meio de correntes fundamentalistas e relativistas, dois opostos igualmente perigosos.

A Igreja no Brasil possui também a necessidade de saber se adaptar às exigências dos tempos atuais, apresentando a mensagem cristã como uma proposta que chegue ao coração do homem. O bispo auxiliar de Belo Horizonte, ressaltou a importância da Igreja ser um reflexo do amor de Deus para com a humanidade, um amor gratuito que é dom para cada pessoa em particular. O exercício da misericórdia é também o canal pelo qual as divisões e a exclusão podem ser superadas. O cristão deve estar ciente que a fé não é algo que se difunde por meio de imposição ou convencimento, mas antes uma força que atrai a cada ser humano com as belezas do mistério de Deus na história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.