Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida!
11/10/2017
Missão e Festas em Ipoema
16/10/2017

Entre os dias 11 e 15 de outubro, os seminaristas do Seminário Diocesano São José foram para as paróquias de nossa diocese para momentos de fé, missão e espiritualidade. No dia 12 de outubro celebraram o dia em honra a Nossa Senhora Aparecida. Todo Brasil e, em especial, nossa diocese quem tem por padroeira a Virgem de Aparecida, celebraram com júbilo esse dia. Os outros dias foram marcados por atividades missionárias, formativas, celebrações, vistas as famílias.

Sobre esses dias seguem nossos relatos de tão grandiosa experiência vocacional que fizemos:

No dia 12 de outubro de 2017, nos 300 anos do resgate da imagem da Senhora Aparecida das águas do Rio Paraíba, tive a graça celebrar a Palavra com toda a comunidade paroquial da cidade de Dionísio e de resgatar – fazer renascer – das águas do batismo uma nova cristã. Um momento muito marcante na minha caminhada vocacional rumo ao ministério ordenado.

Rafael Bruno Ferreira

Essa semana de Missão em Ipoema foi sem dúvida muito proveitosa. Além da oportunidade que tive de visitar o povo daquela localidade, no sábado, juntamente com os jovens daquela paróquia ajudei com uma formação sobre a Santa Missa. As experiências vivenciadas nas visitas levaram-me a fixar mais o meu olhar para a simplicidade da fé daqueles que me receberam em suas casas. Fé está que mesmo diante de suas dificuldades e precariedade da vida, expostas muitas vezes por eles, não são pressupostos para deixar Deus de lado. Enfim, seja nas visitas realizadas, seja na formação, esses poucos dias serviram para me animar mais na caminhada vocacional.

Marlon Mendes

Celebrar a Solenidade de Nossa da Conceição Aparecida é celebrar a maternidade de Maria enraizada no coração do povo de Deus. Maria, Mãe e modelo da Igreja é quem cuida com um Amor incondicional de seus filhos e filhas, principalmente os mais necessitados. Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!.

Luciano

Na festa da Mãe Aparecida celebramos a vida e a comunhão entre os irmãos. E na alegria de sermos filhos de Deus que proclamamos: “O Senhor fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome”.

Júlio César

Primeiramente agradeço a Deus por ter concedido a mim participar desta oportunidade missionária e a Mãe Aparecida por ter me proporcionado ver e compreender a necessidade do outro numa visão mais ampla.

Arthur

Tivemos nesses dias de pastoral, experiências enriquecedoras que nos levaram a fortalecer e confirmar em nós a fé. Sobretudo, o significado da palavra ” missão” e o que de fato é ser missionário.

Gabriel

Aquela pequena e singela imagem de Aparecida representa toda nação brasileira. Por isso, ao celebrar o dia da padroeira e rainha do Brasil e presenciando a simplicidade, a fé e devoção de tantas pessoas que recebem abundantes milagres, os quais às vezes nem merecemos, podemos sentir seu amor, um amor de uma mãe que jamais abandona seus filhos.

Willian

Comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida é bendizer a Deus por tamanho amor e cuidado para com a humanidade quando nos proporcionou a condição de não sermos mais órfãos na fé. Foi motivo de grande alegria para mim perceber que a devoção à Virgem Maria continua latente em nosso coração de modo a não perder o centro da nossa vida que é Jesus Cristo. Vivenciei todo movimento na comunidade que este dia promoveu. Percebi que em nossa vocação não estamos sozinhos na busca por Deus, pois temos junto a nós um povo fervoroso.

Paulo Leal

A experiência da Missão e da Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ipoema, foram momentos grandiosos em minha vida, pois o contato o povo de Deus ajudou-me a enriquecer na humildade, na fé e no seguimento a Jesus Cristo, diante de todas dificuldades e limitações!

Helvert Dias

Missão é a forma perfeita de ir ao encontro do próximo, conhecer realidades diferentes, e ao mesmo tempo se encontrar com Cristo, que está presente na simplicidade e na humildade. O que pôde ser vivenciado nestes dias de missão, acrescentou muito em minha experiência vocacional e de vida, pois é muito gratificante levar a palavra de Deus àqueles que necessitam.

Paulo Barroso

Minha experiência foi em Barretos, distrito de Alvinópolis. Tive um encontro com os jovens da comunidade São Gonçalo, logo após festejamos meu Aniversário. A celebração do dia 12 de outubro foi marcada com muita fé, devoção e muito amor para com Nossa Senhora. No momento da entrada com NOSSA SENHORA, uma jovem, Camila, entrou com a imagem de joelhos e cantando a Maria. Ela deu um lindo testemunho marcou minha experiência. Ela precisava fazer uma cirurgia nos joelhos, ficou afastada do serviço e estava na terminando o prazo de vencer o cartão do plano de saúde dela. Ela pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que, conseguisse fazer está cirurgia antes que seu plano vencesse, pois custava em torno de 6 mil reais. Ela conseguiu faltando dois dias do vencimento do plano fazer a cirurgia. Hoje ela está andando, correndo, podendo ajoelha nos momentos oportunos. Foi um lindo testemunho de fé, de devoção e humildade para com Nossa nossa mãe Aparecida. Contamos também com a visita de um amigo da diocese de Uberlândia, Ariovaldo.

Ludugerio Rodrigues

 

Celebrar a padroeira de nossa diocese e do Brasil nos 300 anos de bençãos foi uma experiência emocionante. No dia 12 de outubro, na comunidade Nossa Senhora Aparecida em Santa Maria de Itabira, celebramos com festejo e solenidade. Presidida pelo Padre Anderson, a santa Missa foi um momento de elevarmos a Santa Mãe de Deus os louvores pelos 300 anos de benção sobre todo o Brasil, momento também de consagrar minha vida e vocação, buscando as virtudes de Nossa Senhora para bem servir e amar ao Cristo, cuidar e velar pelo povo de Deus e realizar-me na vocação sacerdotal.

Lucas Araújo

Celebrar a festa em hora a Virgem de Aparecida para mim foi muito gratificante. Minha comunidade São João Batista, agora é paróquia, então a festa em honra a padroeira do Brasil, da Diocese e da comunidade do Lagoa do Pau, foi celebrada junto a essa comunidade. A nova paróquia uniu em oração e festa nessa comunidade e Padre José Geraldo nos levou a refletir o papel de Maria e de sua missão na vida de nossa igreja particular. Foram muitas bênçãos e um grande renovar de minha vocação.

Márcio Rodrigo

O dia 12 de outubro de 2017 foi uma data marcante para a fé do povo brasileiro, pois celebramos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na comunidade do Alfié, distrito de São Domingos do Prata, celebramos esse momento com muito entusiasmos e devoção. As 9h da manhã reunimos as crianças para uma bonita celebração e as 18h toda a comunidade se reuniu para uma procissão seguida de uma celebração. Esses encontros alimentaram a vida espiritual da comunidade de fé. Nessa oportunidade rezamos pelo Brasil, pedindo a intercessão de Maria para que dias melhores venham sob o nosso país, com vida plena para o nosso povo.

Adriano Mendes

Celebrando os 300 anos do encontro da pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a comunidade da Cerâmica festejou os 34 anos da comunidade guiada pela proteção da Padroeira do Brasil e de nossa Diocese. Houve uma belíssima procissão saindo da Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão para o Ginásio da comunidade, onde aconteceu a Missa Solene, presidida pelo pároco, Pe. Elson e concelebrada pelo vigário, Pe. Gildásio, com a participação do seminarista Gustavo e de toda comunidade eclesial.

Gustavo Alves

A mãe de Deus abraçou a Cristo ao dizer “sim” fazendo revelar Deus no mundo. Por isso lhe rendemos homenagem e lhe devotamos nosso amor filial. Nossa senhora aparecida, rogai por nós!

Jonathan

Quão fecundo foi participar da solenidade em honra à Nossa Senhora da Conceição Aparecida na Paróquia São João Batista em Timóteo-MG. A Virgem Maria com suas mãos postas em sinal profundo de prece e oração nos mostra o caminho para se chegar a Deus. O Brasil – tão assolado por diversas crises nos mais diversos âmbitos – pode aprender com a Santíssima Mãe de Deus o poder dos corações inclinados em profunda confiança em Deus. Nesse doze de outubro, tive em mim, reinflamada a certeza de que Jesus Cristo não abandona aqueles que a ele recorrem. Por isso, sempre sem titubear podemos olhar para a pequena imagem de Nossa Senhora e rezar a ela “[…] esses vossos misericordiosos olhos a nós volvei; e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, o bendito fruto de vosso ventre”. Sob o olhar da  Virgem veremos Jesus, senhor nosso.

Francis Regis

 

Celebrar a solenidade de Nossa Senhora Aparecida é sempre uma dádiva de Deus. Quão grande foi a bondade de Cristo para a nossa Pátria, dar-nos sua própria Mãe por rainha e padroeira. Foi em comunhão com toda a Igreja no Brasil que tive a alegria de vivenciar esse momento tão especial, em que Nossa Senhora recebe com mais intensidade os louvores e o amor de seus filhos e devotos. Que a Virgem Aparecida interceda pelo povo brasileiro e nos faça mais fiéis ao seu divino Filho, Jesus Cristo.”

Fernando Moreira

Que Deus ilumine nosso caminhar vocacional e que a virgem Maria seja nosso amparo e auxílio nesse caminho rumo a Deus!

 

Veja algumas fotos que retratam esse momentos que vivenciamos:

[huge_it_slider id=”6″]

 

Fonte: Seminarista Márcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.