Ministério de Leitor e Acólito
30/11/2017
Padre Efraim – 70 anos de serviço e doação à Igreja
02/12/2017

A formação dos sacerdotes é a continuação de um único “caminho de disciplinado”, que se inicia com o batismo, se aperfeiçoa com os demais sacramentos da iniciação cristã, para ser depois acolhido como centro da própria vida no momento de entrada no Seminário, e continua por toda a vida; obviamente, a formação inicial no Seminário distingue-se daquela permanente quanto ao tempo, modo e finalidades específicas, mas constitui com essa uma única formação progressiva – aquela que se realiza na vida do discípulo sacerdote, o qual, permanecendo sempre na escola do Mestre, não cessa de buscar a configuração a Ele. (O DOM DA VOCAÇÃO PRESBITERAL – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis).

A luz desse pequeno trecho da Ratio Fundamentalis, queremos agradecer a Deus pelo processo formativo desse ano de 2017. Nossa formação, como dito acima, é sempre permanente. Encerrou-se mais um período acadêmico, agora vamos para nossas casas para conviver com nossos familiares e participar da vida de nossas comunidades de origem. Devido essa dinâmica percebe-se que sempre estaremos nesse processo, em que não há uma pausa, mas sim momentos formativos em ambientes diferentes.

Foram vários os momentos importantes nesse ano de 2017. Um caminho frutuoso de discernimento para todos nós. Celebrações, retiros, formações, atividades acadêmicas, palestras, viagens, pastoral, confraternizações e encontro com as famílias. Esses momentos fizeram desse ano um ano dinâmico e rico em experiências que edificaram e qualificaram nossa formação.

No mês de dezembro iremos vivenciar mais uma experiência missionária. A paróquia de São José de Acesita nos acolherá para essa experiência. A missão acontecerá dos dias 10 a 17 de dezembro. De modo especial na celebração de encerramento, no dia 17 às 09:00h, Dom Marco Aurélio instituirá nos ministérios de leitor e acólito alguns seminaristas e diáconos permanentes. CLIQUE AQUI PARA ABRIR O CONVITE.

Pela intercessão de São José, patrono de nosso Seminário Diocesano, e da Virgem de Aparecida, padroeira de nossa diocese, queremos louvar e bendizer a Deus pelo caminho que fizemos esse ano e pedir luzes para esse processo de descanso tão necessário para iniciarmos mais uma etapa formativa no ano de 2018.

Márcio Rodrigo Mota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.