Fim do semestre letivo de 2017
01/12/2017
Início da semana missionária na paróquia São José – Timóteo
12/12/2017

No dia 30 de novembro de 2017, foi dia de júbilo para toda Igreja particular de Itabira – Cel. Fabriciano. Celebramos o 70º aniversário de ordenação presbiteral de padre Efraim Solano Rocha, atualmente padre emérito da paróquia Senhor do Bonfim no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga – MG.

Efraim Solano Rocha nasceu em Diogo de Vasconcelos, em Mariana, no dia 24 de julho de 1921. Aos 14 anos ingressou no seminário menor Nossa Senhora da Boa Morte e aos 20 anos ingressou no Seminário maior São José na mesma cidade, onde estudou Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1947, aos 26 anos, na Sé Catedral de Mariana. Padre Efraim desempenha a principal função do sacerdote, ou seja, a celebração da Santa Missa. Apesar de suas limitações, preside todos os dias e sempre que possível atende confissões. Em sua atual paróquia, criou muitas devoções como a oração das laudes, adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço dos homens, devoção a São José e instituiu a tradição de rezar Alma de Cristo e a oração ao Senhor crucificado após a comunhão eucarística.

A Santa Missa foi presidida por nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio, e concelebrado por Dom Odilon, nosso bispo emérito, e por vários padres presentes – sendo que alguns eram pertencentes a outras dioceses –, diáconos e seminaristas. Fiéis das várias paróquias vizinhas estiveram presentes nesse dia para juntos agradecermos a Deus pelo dom da vocação do padre aniversariante.

Dom Marco, em sua homilia, frisou muito sobre a vocação presbiteral, sobre o ser chamado para uma missão. Em oportunidade, disse que era impossível uma pessoa ser ordenado presbítero sem antes ter passado pelo sacramento do batismo, sacramento este que emana a pessoa na aliança com o Senhor, se tornando assim, filho de Deus. Todavia é dever do ordenado a administração dos sacramentos, principalmente o da eucaristia. Ao concluir, dirigiu-se ao jubilando com palavras de alegria e felicitações dando-lhe um fraterno abraço.

O Testemunho de Padre Efraim revigora-nos e incentiva-nos a continuar a caminhada pelo serviço de Deus. São Testemunhos como esse que movem a Igreja a seguir firme na fé. Com Maria, Rainha dos Sacerdotes, pedimos a proteção e a bênção para esse vosso servo que celebrou conosco seu aniversário de ordenação.

Seminaristas Junior Oliveira e Marlon Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.