Retiro para Acólitos e Coroinhas da Paróquia Santo Antônio
20/12/2017
Início do Ano Formativo do Seminário São José
23/01/2018

Vocação é o chamado que Deus faz aos seus filhos em vista de realizar uma missão ou serviço em favor da comunidade. A vocação é um chamado de Deus que tem como objetivo a realização plena da pessoa humana. Vocação é dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a edificação do Reino de Deus. A mensagem de Jesus continua ressoando a segui-lo: “Vem e segue-me” (Mt 9,9; Mc 8,34).

O chamado é um convite pessoal feito por Deus à pessoa, e diante do chamado, cada pessoa conscientemente responde ao plano de amor de Deus. Por isso, vocação é a comunhão de duas vontades, a vontade de Deus, com a vontade do homem.

A vocação a vida religiosa é a entrega da própria vida a Deus; e na vida religiosa os irmãos e as irmãs são chamados a se configurarem a pessoa de Jesus Cristo. A nossa Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano tem a presença do Carmelo Santíssima Trindade e Beata Elisabeth da Trindade. A oração é o fundamento do mosteiro feminino das monjas carmelitas. O lugar é um ambiente tranquilo e propício para orações.

As irmãs religiosas vivem conforme a Ordem dos Carmelitas Descalços, com atuação contemplativa, dando enfoque a oração e na imolação com a Igreja e pela Igreja, que exclui qualquer forma de apostolado ativo.

Eu, seminarista Luciano, tive a graça de fazer dois dias de retiro espiritual no Carmelo Santíssima Trindade, em ação de graças pelo ano de 2017 e pedindo a bênção para o ano de 2018 no meu processo vocacional, e para todos os meus irmãos de seminário.

Em um momento de diálogo com as irmãs, tive a oportunidade de partilhar um pouco da minha história de vida e sobre a minha caminhada vocacional, foi um momento maravilhoso e enriquecedor. Uma das irmãs pediu para que eu divulgasse o Carmelo, sendo assim faço uma chamada vocacional para todas as jovens que sentem o anseio de conhecer mais de perto o Carmelo e a espiritualidade das monjas da Santíssima Trindade e Beata Elisabeth da Trindade.

O Carmelo das monjas está localizado na rua: Taguara, s/n, no bairro contente, na cidade de Coronel Fabriciano. “Jovem se você sente o desejo de consagrar a sua vida total a Deus” entrem em contato com o mosteiro das monjas da Santíssima Trindade e Beata Elisabeth da Trindade, pelo telefone: (031) 3846-2518.

Irmãs carmelitas cantando – Ó vinde adoremos!

“A minha vocação é o Amor”. Santa Terezinha o Menino Jesus.

Texto: Seminarista Luciano Timóteo

FOTOS DO CARMELO

[SLGF id=1981]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.