Retiro Espiritual – Teologia 2018
13/02/2018
Retiro Espiritual – Propedêutico 2018
13/02/2018

No Período de 10 a 13 de fevereiro, nós seminaristas da filosofia e do propedêutico, nos reunimos no Sítio Santo Antônio, em Santa Maria de Itabira, para nosso retiro espiritual anual. Nos colocamos em silêncio, oração e momentos de reflexão para melhor ouvir a voz de Deus que fala em nós e nos chama a seguir o caminho de seu Filho Jesus Cristo.

Esse ano o retiro teve como tema: Discipulado, caminho para configurar-se com o Cristo. O pregador do retiro foi o padre Justino, da congregação CICM, que conduziu muito bem o retiro, nos levando a refletir sobre nossa caminhada vocacional e os vários caminhos que vão surgindo nesse percurso, alguns desses caminhos podem ser perigosos e podemos nos perder se não fizermos um bom discernimento. O seguimento sempre requer uma disposição, temos que focar no caminho, ter em mente onde queremos chegar. O discípulo é aquele que segue o mestre, é aquele que vai atrás.

Em nossa caminhada devemos nos perguntar sempre: Qual é o meu caminho? Por qual caminho passar? Atrás de quem eu vou? Tendo essas questões em mente dificilmente nos perderemos. Configurar-se a cristo significa adequar-se ao seu modo de ser, tomar a sua forma. Cristo nos mostra o caminho a seguir, na verdade Ele próprio é o caminho e está conosco lado a lado, como esteve com os discípulos de Emaús, para abrir os nossos olhos e nos fortalecer na caminhada.

A vocação de cada um começa bem cedo, Deus nos chama desde o tempo em que éramos crianças e sempre está a chamar. Nos exemplos bíblicos vemos o chamado de muitos, como foi o exemplo de Samuel. Ele era ainda uma criança, ouviu a voz de Deus e respondeu a esse chamado. Assim também aconteceu com Jeremias, Isaías e tantos outros que o senhor chamou para o anúncio do reino e a salvação do seu povo. Quando Respondemos sim ao Chamado de Deus, devemos estar dispostos a assumir a missão, missão essa que não é fácil. Muitas vezes pensamos em desistir, mas devemos sempre nos lembrar de quem nos chamou. Ele é quem nos dá forças para caminhar, é ele quem nos capacita, Deus está sempre conosco.

Fomos chamados por Deus a permanecer, a viver e unirmos à Cristo. É a vida em Cristo que faz nosso trabalho dar frutos. Quando dizemos sim e estamos na missão, devemos seguir o caminho de Cristo, o nosso já ficou para trás. Jesus nos envia em missão, como enviou os Assim, conclui dizendo que estará conosco todos os dias até o fim dos tempos. O bom Pastor nos conduz, levando-nos por caminhos seguros, é assim que um bom pastor deve guiar suas ovelhas, conduzindo-as para os bons caminhos, é isso que devemos aprender de Jesus. Identificar-se com Cristo é viver em santidade. Deus conhece aqueles que ele chamou e os predestinou a serem conformes à imagem do seu filho. (Rm 8, 28-29).

Robson Aparecido

Veja algumas fotos:

[SLGF id=2600]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.