Formação do Clero – IVCA
08/03/2018
Festa de São José e Rito de Admissão
20/03/2018

Esta pergunta extraída do capítulo 22, versículo décimo do livro dos Atos dos Apóstolos norteou o primeiro encontro vocacional deste ano destinado ao discernimento de adolescentes e jovens que manifestaram o desejo de ser padre. O encontro aconteceu nos dias 17 e 18 do mês de março, em Itabira, na casa de formação do propedêutico.

Coordenado pelos padres Francisco Guerra e Márcio Soares, respectivamente reitor do seminário diocesano e formador dos propedêutas, e com o auxílio de vários formandos, durante o encontro os vocacionados tiveram a oportunidade de se conhecerem, entenderem a realidade do cotidiano da formação apresentada pelos formandos, participar de conferências com o padre Francisco, além de participarem da celebração eucarística presidida pelo padre Márcio Soares, na catedral diocesana, e celebrarem uma vigília vocacional ao final da noite de sábado.

Fizeram-se presentes 12 jovens de várias paróquias da diocese, sendo que outros justificaram a ausência por motivos plausíveis. Durante o encontro rezamos pelas vocações sacerdotais, bem como pedimos a proteção e companhia de Maria, rainha dos apóstolos por todos que estão discernindo sua vocação, bem como para aqueles que já disseram seu “sim” consagrando sua vida e seu tempo na construção do Reino de Deus através dos inúmeros ministérios da Igreja.

Oração do Papa Francisco em Alegria do Evangelho

Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito Santo, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao eterno, ajudai-nos a dizer nosso “sim” perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa – Nova de Jesus. Vós, cheia da presença de Cristo, levastes alegria a João, o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da cruz com uma fé inabalável e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Vós, virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/seminari/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Seminarista Márcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.