Hora Santa Vocacional – 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Exortação Apostólica, Gaudete et Exsultate, sobre a chamada à santidade no mundo atual
10/04/2018
Seguir Jesus à luz da fé e o lema: Sei em quem depositei a minha fé
25/04/2018

Hoje, realizamos um momento de adoração contemplando a oração pelo 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Foi um momento de agradecer a Deus pelo chamado que ele nos fez e faz. Rezamos por todas as vocações e pedimos ao Senhor, Bom Pastor, que envie mais operários para ajudar na missão de evangelização.

Segue o texto para reflexão e oração:

Hora Santa Vocacional – PV/SAV Regional Leste 2 

55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 22 de abril de 2018 

4º Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor

  

Canto de Exposição:

Ao recebermos, Senhor tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada, faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada.

Desamarrem as sandálias e descansem, este chão é terra santa, irmãos meus! Venham, orem, comam, cantem, venham todos e renovem a esperança no Senhor. 

(Momento de Silêncio diante do Santíssimo)

Animador: Neste dia, em que celebramos o 55º Dia Mundial de Oração pelas vocações, o Santo Padre, nos convida a Escutar, Discernir e Viver o chamado do Senhor. Trata-se duma boa notícia! Não estamos submersos no acaso, nem à mercê duma série de eventos caóticos; pelo contrário, a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos duma vocação divina. Iniciando este momento orante, invoquemos a Santíssima Trindade. Em nome do Pai…

Animador: Em sua mensagem para este dia, o Papa Francisco enfatiza três aspectos que servem de moldura para o início da missão de Jesus: Escuta, Discernimento e Vivência. Passados os quarenta dias de oração e luta no deserto, Jesus visita a sua sinagoga de Nazaré e, aqui, põe-Se à escuta da Palavra, discerne o conteúdo da missão que o Pai Lhe confia e anuncia que veio realizá-la hoje.

Leitor: ESCUTAR – Hoje este comportamento vai-se tornando cada vez mais difícil, imersos como estamos numa sociedade rumorosa, na abundância frenética de estímulos e de informações que enchem a nossa jornada. À desordem exterior que, às vezes, domina as nossas cidades e bairros, corresponde, frequentemente, uma dispersão e confusão interior, que não nos permite parar, provar o gosto da contemplação, refletir com serenidade sobre os acontecimentos da nossa vida e realizar um profícuo discernimento, confiados no desígnio amoroso de Deus a nosso respeito. Também Jesus foi chamado e enviado; por isso, precisou de Se recolher no silêncio, escutou e leu a Palavra na Sinagoga e, com a luz e a força do Espírito Santo, desvendou em plenitude o seu significado relativamente à sua própria pessoa e à história do povo de Israel.

Canto Tu és a razão da jornada tu és minha estrada meu guia, meu fim, no grito que vem do teu povo, te escuto de novo chamando por mim (bis)

Leitor: DISCERNIR – De igual modo, cada um de nós só pode descobrir a sua própria vocação através do discernimento espiritual, um processo pelo qual a pessoa, em diálogo com o Senhor e na escuta da voz do Espírito, chega a fazer as opções fundamentais, a começar pelo seu estado da vida. Também hoje, temos grande necessidade do discernimento e da profecia, de superar as tentações da ideologia e do fatalismo e de descobrir, no relacionamento com o Senhor, os lugares, instrumentos e situações através dos quais Ele nos chama. Todo  cristão deveria poder desenvolver a capacidade de ler, por dentro, a vida e individuar onde e para quê o está a chamar o Senhor, a fim de ser continuador da sua missão.

CantoTenho que gritar, tenho que arriscar, aí de mim se não o faço! Como escapar de Ti, como calar? Se Tua voz arde em meu peito? Tenho que andar, tenho que lutar, aí de mim se não o faço! Como escapar de Ti, como calar? Se Tua voz arde em meu peito?

Leitor: VIVER – A alegria do Evangelho, que nos abre ao encontro com Deus e os irmãos, não pode esperar pelas nossas lentidões e preguiças; não nos toca, se ficarmos debruçados à janela, com a desculpa de continuar à espera dum tempo favorável; nem se cumpre para nós, se hoje mesmo não abraçarmos o risco duma escolha. A vocação é hoje! A missão cristã é para o momento presente! E cada um de nós é chamado – à vida laical no matrimônio, à vida sacerdotal no ministério ordenado, ou à vida de especial consagração – para se tornar testemunha do Senhor, aqui e agora.

CantoSenhor, chamaste-me aqui estou. Chamaste-me aqui estou. Ô, ô, ô! Ô, ô, ô! Chamaste-me, aqui estou! (bis) 

Animador (a): Na diversidade e especificidade de cada vocação, pessoal e eclesial, trata-se de escutar, discernir e viver esta Palavra que nos chama do Alto e, ao mesmo tempo que nos permite pôr a render os nossos talentos, faz de nós também instrumentos de salvação no mundo e orienta-nos para a plenitude da felicidade.

Canto –  Aclamação

Vai falar no Evangelho Jesus Cristo, aleluia! Sua Palavra é alimento que dá vida, aleluia!

Glória a Ti, Senhor. Toda graça e louvor. Glória a Ti, Senhor. Toda graça e louvor. 

Escuta da Palavra:  Lc 4, 16-21 (Reflexão, Silêncio e Oração)

Canto: Hino do Simpósio Vocacional

Um dia como qualquer outro dia, o Senhor me criou para uma grande missão. Um jovem como qualquer outro jovem, o Senhor me chamou, para uma grande missão. Eu nada sabia, eu nada entendia. Eu nada previa de uma grande missão. Eu me encantei, me apaixonei, O barco larguei… por uma grande missão.

Eu disse sim, ó Senhor! Eu disse sim por amor! Pronto pra ir eu estou. Para uma grande missão! Eu disse sim, ó Senhor! Eu disse sim por amor! Pronto pra ir eu estou Para uma nova missão!

Um mundo como qualquer outro mundo, o Senhor me elegeu para uma grande missão. Um povo como qualquer outro povo. O Senhor me enviou para uma grande missão. Eu não resisti, eu quase morri, chorei e sorri por uma grande missão. A vida arrisquei, eu tudo deixei e a cruz carreguei por uma grande missão.

(Preces Vocacionais)

Animador: Confiantes na ternura de Jesus, Bom Pastor, rezemos a oração vocacional encerrando nossas preces:

Deus Pai, fonte de toda a santidade, envia novas vocações à Tua Igreja, servidores generosos da humanidade ferida, evangelizadores entusiasmados e corajosos, pastores santos, que santifiquem o Teu povo com a palavra e os sacramentos da Tua Graça, consagrados que mostrem a santidade do Teu Reino, famílias tocadas pela Tua beleza, para que, pelo Teu Espírito Santo, comuniquem a salvação de Cristo a todas as pessoas da Terra. Amém.

Animador : Maria é o modelo de toda vocação. Através de seu SIM ao projeto de Deus, colaborou ativamente na salvação do mundo. Com Maria, a Rainha dos Apóstolos, rezemos pedindo sua maternal intercessão pelas diversas vocações. Rezemos uma dezena do terço.

Bênção do Santíssimo .(Ritual de bênçãos)


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/seminari/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Seminarista Márcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.