Os seminaristas do seminário Diocesano São José participaram da missão de férias que aconteceu entre os dias 15 a dia 22 de julho de 2018, na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Itabira, com o tema: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28, 19). Padre Ueliton Neves da Silva presidiu as 18h a Santa missa de abertura com o envio dos missionários no Santuário São Geraldo Majela. Em seguida, teve louvor, adoração e benção do Santíssimo Sacramento e, logo após, show com Celina Borges. Além dos seminaristas, tivemos a presença das irmãs missionárias da congregação Nossa Senhora das Graças, que com muito carinho e abertura de coração, aceitaram o convite de Pe. Ueliton, para desenvolverem os trabalhos missionários nas comunidades.
As comunidades que acolheram os missionários foram: Comunidade Sagrado Coração de Jesus – Praia, acolhendo: Irmã Elaine, Seminarista Luciano, Arthur, Alexandre e Marlom; Matriz Nossa Senhora da Penha – Vila Piedade, acolhendo: Irmã Francisca, Seminarista Pedro, Robson; Comunidade São Geraldo – Major Lage, acolhendo: Irmã Terezinha Silva, Seminarista André, Helvert e Wellington; Comunidade São Cristóvão- São Marcos, acolhendo: Irmã Imaculada, Seminarista Fernando e Jonathan; Comunidade Juca Rosa, acolhendo: Seminarista Júnior e o Vocacionado Alisson. De segunda a terça-feira, as comunidades rurais (Comunidade São José, Ribeirão São José de Baixo; Nossa Senhora das Graças, Oliveira Castro e São Pedro, nos Pedros) também contaram com a presença de alguns seminaristas para a missão.
A visita dos missionários nas casas das famílias nos remete a pessoa de Jesus Cristo que visitava as pessoas necessitadas. A atitude de visitar é uma oportunidade de irmos ao encontro do outro, de partilhar as experiências vividas. É um tempo de graça para evangelização e anúncio do Cristo ressuscitado a todas as pessoas. O objetivo era visitar todas as famílias que quisessem receber os missionários, independentes da religião. Além das casas, os comércios também foram visitados. Durante o momento de missão é possível vivenciar um pouco das alegrias e angústias do nosso próximo.
A visita missionária é o momento oportuno de estabelecer conexão entre pessoas, romper as indiferenças e construir caminhos de união. Cada visita é um sinal da presença de Jesus Cristo a todas as famílias que recebem em suas casas de coração aberto a visita de um missionário. Em algumas comunidades a pedido de Pe. Ueliton, as crianças e adolescentes da catequese participaram da “missão de férias”.
Foi um momento marcante na vida de todos os missionários, que tiveram a oportunidade de aprender com a simplicidade e com a pureza de coração das crianças e dos adolescentes a alegria de evangelizar. Cada missão é um aprendizado, um momento novo de abrir-se a graça de Deus e deixar o Espírito Santo nos conduzir. Durante a sua homilia Pe. Ueliton destacou que “cada missão, cada visita às famílias, nós missionários saímos mais evangelizados e consolados, ao ouvir das pessoas, cada dificuldade superada, todos os desafios encarados. São histórias de luta, de dor, mas também de vitória e conquista, por causa da fé e pela graça de Deus.” Pela graça do Batismo somos chamados a ser missionários, levando a pessoa de Jesus Cristo aos pobres, excluídos e as periferias existenciais da nossa sociedade.
Na segunda-feira, dia 16, aconteceu o encerramento do Oitavário no Santuário São Geraldo. Nas comunidades, tanto na parte da manhã, quanto na parte da tarde, houve as visitas missionárias. Cada comunidade se organizou de acordo com as suas realidades.
A missa de encerramento da “missão de férias” foi presidida pelo Pe. Ueliton no Santuário São Geraldo as 07h, com a presença de toda a comunidade, de todos os missionários, seminaristas e as irmãs da Congregação de Nossa Senhora das Graças. Ao final da celebração Eucarística, houve um café partilhado, e logo em seguida, todos os missionários foram para o sítio, passarem o dia de confraternização e lazer. Momento oportuno de convivência e agradecimento pelas bênçãos recebidas ao longo da semana de missão.
Luciano – 1º de Teologia
[SLGF id=2940]