Vida consagrada, Consagrados, como Cristo, para o reino de Deus!
19/08/2018
Catequistas, pedagogos do mistério!
25/08/2018

Por ser o mês de agosto um mês dedicado às vocações, toda a Igreja se une em oração pelas vocações sacerdotais, leigas e religiosas. É importante ressaltar que no terceiro domingo, rezamos pelos religiosos e consagrados de nossa Igreja. Diante disso, no dia 19 de agosto de 2018, aconteceu a 4ª Jornada Vocacional, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Santa Maria de Itabira. Esse momento proporcionou a juventude, e demais pessoas ali presentes, refletirem mais sobre o “chamado de Deus” que é feito a cada um de nós de forma particular.

O encontro iniciou pela manhã e teve diversos momentos culturais, musicais, danças e reflexões. Durante a jornada vocacional algumas pessoas testemunharam um pouco de sua vocação: Pe. Anderson; diácono Luciano; seminarista Paulo Leal, irmã Tânia e a representante das famílias dona Magna (paroquiana de Santa Maria de Itabira). Cada testemunho foi exposto com base em seus estados de vida, eles relataram suas experiências de como viver em prol da evangelização, a partir do convite que Deus fez à cada um de deles.

A jornada vocacional teve como tema: “Seguir Jesus à luz da fé”. Jesus nos chama a fazer a diferença no mundo, a sair em missão, e anunciar a palavra do Santo Evangelho dando testemunho de vida e santidade. O próprio Jesus nos pede para que sejamos “sal da terra, luz para o mundo” (Mt 5, 13-16). Ser sinal de Deus na vida dos outros é exigente, e requer muita renúncia de nós mesmos. Jesus Cristo nos faz o convite “Se alguém quer vir após mim, renuncia a si mesmo, tome sua cruz e me siga” (Lc 9, 23).

Quando dizemos o nosso “Sim” a Cristo, não podemos ficar parados, mas é preciso sair e anunciar a boa nova e se colocar a serviço, assim como Maria se colocou a serviço de sua prima Isabel ao dizer “Sim” a Deus. Pela graça do batismo somos pessoas novas, resgatadas do pecado original, por isso devemos levar com alegria os ensinamentos deixados por Cristo.

Celebrou-se na parte da tarde, como encerramento da jornada vocacional a Santa Missa pelas vocações, presidia pelo Pe. Flávio Assis e concelebrada pelo pároco Pe. Anderson e Pe. Elinei Eustáquio Gomes, responsável pela PV/SAV da diocese.

 Ao final da Santa Missa, Pe. Anderson e Pe. Elinei agradeceram a colaboração dos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, à Fundação Francisco de Assis, a todos da PV/SAV e ao Grupo Nesse Chão. Pe. Elinei afirmou: “foi um momento de graça, nesse dia em que rezamos pelas vocações, e que já está animado para 5° Jornada Vocacional que irá acontecer no regional 3, na cidade de Santana do Paraíso”.

Por fim, a jornada vocacional buscou orientar os jovens a doar-se a Cristo, e a estarem abertos ao chamado de Deus; a caminhar guiados pela Igreja que nos fortifica e nos mostra o rumo que devemos seguir, de modo que sejamos sempre fiéis aos ensinamentos deixados por Jesus Cristo. É importante fazer um bom discernimento vocacional, pois somente assim possamos nos doar por inteiro ao reino de Deus.

Pedro de Paula Ferreira – Propedêutico

[SLGF id=3022]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.