Alegrias e perspectivas de uma Igreja em saída “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8)
20/10/2018
Vestibular 2019 – PUC Minas
17/11/2018

Aconteceu, no dia 30 de outubro de 2018, no auditório 30, da PUC Minas, o 26º Seminário de Iniciação Científica com o apoio da FAPEMIG, CNPq e PUC Minas. Eu, Márcio, da diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, e Victor, da diocese de Garanhuns, fomos selecionados para executar nosso projeto de pesquisa selecionado pelo edital 2018/2019. Nossa pesquisa seguirá uma abordagem exegético-linguística. Segue abaixo o resumo do projeto:

——

O título do projeto: O PECADO EM Gn 2-3: uma análise exegético-linguística.

Orientação: Prof. Dr. Jean Richard Lopes

Realizada pelos alunos: Márcio Rodrigo Mota e Victor de Carvalho Matos.

Objetivo: Os estudos da Crítica Literária e da Linguística têm contribuído para a interpretação da Bíblia, que, escrita como Palavra de Deus em linguagem humana, passou a ser considerada também na sua dimensão comunicativa. Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar Gn 2-3 e refletir sobre o tema do pecado e a sua pertinência para o homem contemporâneo. Para isso se verificará as operações linguísticas performativas e geradoras de sentido presentes na seção.

Metodologia: A metodologia seguirá uma abordagem exegético-linguística, aplicando a análise narrativo-pragmática. Após a delimitação e contextualização, se analisará a coesão textual da seção, a estrutura narrativa e a coerência comunicativa do desenvolvimento semântico dos motivos que compõem a narração. A partir dos dados emersos da análise exegética, será proposta uma reflexão sobre os aspectos teológicos e antropológicos do pecado.

Aplicações científicas: análise do texto bíblico em chave comunicativa e avaliação da influência da mitologia judaico-cristã acerca do homem.

Possível impacto para a sociedade: Oferecer instrumentos de interpretação, que, na superação de uma leitura fundamentalista, coloque em comunicação o mundo do texto e aquele do leitor contemporâneo.

——–

No Seminário de Iniciação Científica são apresentados os trabalhos de pesquisa dos alunos que são selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas. ​

Por fim, deixo meu incentivo a todos para também apresentarem novos projetos de pesquisa científica a universidade.

Mais informações: Iniciação Científica e Editais

Márcio Rodrigo Mota – 3º ano de Teologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.