Aconteceu, no dia 30 de outubro de 2018, no auditório 30, da PUC Minas, o 26º Seminário de Iniciação Científica com o apoio da FAPEMIG, CNPq e PUC Minas. Eu, Márcio, da diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, e Victor, da diocese de Garanhuns, fomos selecionados para executar nosso projeto de pesquisa selecionado pelo edital 2018/2019. Nossa pesquisa seguirá uma abordagem exegético-linguística. Segue abaixo o resumo do projeto:
——
O título do projeto: O PECADO EM Gn 2-3: uma análise exegético-linguística.
Orientação: Prof. Dr. Jean Richard Lopes
Realizada pelos alunos: Márcio Rodrigo Mota e Victor de Carvalho Matos.
Objetivo: Os estudos da Crítica Literária e da Linguística têm contribuído para a interpretação da Bíblia, que, escrita como Palavra de Deus em linguagem humana, passou a ser considerada também na sua dimensão comunicativa. Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar Gn 2-3 e refletir sobre o tema do pecado e a sua pertinência para o homem contemporâneo. Para isso se verificará as operações linguísticas performativas e geradoras de sentido presentes na seção.
Metodologia: A metodologia seguirá uma abordagem exegético-linguística, aplicando a análise narrativo-pragmática. Após a delimitação e contextualização, se analisará a coesão textual da seção, a estrutura narrativa e a coerência comunicativa do desenvolvimento semântico dos motivos que compõem a narração. A partir dos dados emersos da análise exegética, será proposta uma reflexão sobre os aspectos teológicos e antropológicos do pecado.
Aplicações científicas: análise do texto bíblico em chave comunicativa e avaliação da influência da mitologia judaico-cristã acerca do homem.
Possível impacto para a sociedade: Oferecer instrumentos de interpretação, que, na superação de uma leitura fundamentalista, coloque em comunicação o mundo do texto e aquele do leitor contemporâneo.
——–
No Seminário de Iniciação Científica são apresentados os trabalhos de pesquisa dos alunos que são selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.
Por fim, deixo meu incentivo a todos para também apresentarem novos projetos de pesquisa científica a universidade.
Mais informações: Iniciação Científica e Editais
Márcio Rodrigo Mota – 3º ano de Teologia