Retiro da Teologia – 2018
18/11/2018
Formação contábil, administrativo e canônico para seminaristas da teologia
09/12/2018

A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, pela graça de Deus,realizou na manhã de sábado, 8 de dezembro de 2018, a solenidade da Imaculada Conceição, às 9h, na Matriz de São Gonçalo, em São Gonçalo do Rio Abaixo, a Missa de Instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito dos Seminaristas:Francis Regis (Ministério de Leitor), Márcio Rodrigo Mota e Gustavo da Silva Alves (Ministério de Acólito) e também encerramento das atividades acadêmicas referentes a formação intelectual do processo formativo.

Na oportunidade, os Seminaristas Adriano Mendes e Ludugerio de Almeida, que receberão o Diaconado no dia 02 Fevereiro de 2019, prestaram seu juramento de fidelidade à Igreja e juntos professaram a fé depositando na Igreja suas vidas e reafirmando a obediência ao bispo, figura da Igreja local,e também aos ensinamentos da Igreja, afim de servir com zelo e amor ao povo de Deus confiado.

A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, concelebrada pelos padres: Pe. José Marcelino Magalhães, pároco de São Gonçalo, Francisco Guerra, reitor do Seminário Diocesano, Pe. Márcio Soares, formador do Propedêutico, Pe. Elinei Eustáquio Gomes, pároco da paróquia São Pedro e assessor da Pastoral Vocacional Diocesana, Pe. Rafael Tadeu Dias Machado, CR, pároco da paróquia São José de Nova Era, Pe. Efferson Dionísio Ramos Andrade, pároco da paróquia Sagrada Família, Pe. Roberto Gualberto da Costa, pároco da paróquia Cristo Rei, Pe. Anderson Ferreira Teixeira, paróquia Nossa Senhora do Rosário, Santa Maria de Itabira, Pe. Nailson Mangabeira da Silva, CR, paróquia Nossa Senhora da Saúde, Pe. Edson Vander Gonçalves, vigário da paróquia Nossa Senhora do Carmo, Pe. Marco José de Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Presença dos seminaristas de Filosofia e teologia, familiares e amigos de toda diocese.

Francis Regis recebeu o leitorato. Segundo a tradição da Igreja, a partir deste envio os seminaristas estão preparados para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras.

Márcio e Gustavo receberam o Acolitato. O acólito é instituído para cuidar do altar, auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. Estes dois ministérios também são confiados aos leigos. (Cerimonial dos Bispos).

São etapas importantes na formação dos candidatos ao sacerdócio, passos significativos e aprofundados no compromisso com a grandeza da vocação à qual somos chamados, avançando para “águas mais profundas”,lançando suas redes. Rezemos para que o Senhor da messe envie mais operários para a sua messe, pois “a messe é grande, mas pouco são os operários”.Dirijamo-nos a Maria, Rainha dos Apóstolos e Mãe dos sacerdotes. E peçamos-Lhe que os acompanhe ao longo deste caminho ministerial, como acompanhou os Apóstolos e os primeiros discípulos no Cenáculo. Que a Imaculada Conceição seja intercessora e guia de todos nossos seminaristas e sacerdotes.

Texto e Fotos: Ana Maria de Sena

[SLGF id=3139]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.