Nesta segunda-feira, 04 de março, terceiro dia deste nosso retiro, iniciamos na parte da manhã rezando juntos a via-sacra vocacional e em seguida, nós formandos da Filosofia e do Propedêutico, demos sequência em nossa formação. No primeiro momento, fomos convidados a refletir sobre a “autêntica vida de oração”, “contato solidário com o sofrimento humano” e a “peregrinação”. Temas que nos convocaram a estarem imersos na vida de oração e do serviço.
“O contato solidário com o sofrimento humano” é imprescindível para o ministério sacerdotal, pois o próprio Cristo é um verdadeiro exemplo. A cura dos leprosos, o cuidado e atenção aos pobres, a cura dos cegos, dentre outros, são alguns dos inúmeros serviços de Cristo junto aos seus.
No segundo momento, as propostas refletidas foram: “exercitar-se nas tarefas da casa”, “ensinar em público a doutrina cristã”, e o “trabalho missionário”. Como autênticos servidores missionários, os presbíteros devem ofertar seu trabalho como doação ao povo de Deus. Doar-se ao outro é exigente, é uma tarefa árdua, mas que edifica o cristão. Oração e Trabalho devem fazer parte da vida do presbítero que quer configurar-se ao Cristo.
Ao longo do dia contamos com a presença dos diretores espirituais que vieram até o sítio para nos atender e nos ajudar em nossa espiritualidade nesse retiro. Pela noite tivemos a santa missa, e ao final partilhamos sobre as experiências próprias de cada formando durante estes dias.
Arthur Guilherme da Cruz Crispim
1º ano de Filosofia