Santa Missa em honra a São José, no Seminário Diocesano, em Belo Horizonte (MG), cuja a casa de formação tem como patrono São José. Sabemos que São José faz parte da vida de todos os seminaristas. Ele, como pai adotivo de Jesus, abraçou a missão de zelar pelo filho de Deus, sendo assim, ele continua abraçando e cuidando de cada seminarista.
A santa missa foi presidida pelo nosso bispo Dom Marco Aurélio e concelebrada pelos nossos formadores, Padre Francisco Guerra e Padre Márcio Soares, contamos ainda com a presença dos diáconos, Adriano Mendes e Ludugero Almeida e os seminaristas das duas casas de formativas.
Durante a homilia, dom Marco Aurélio destacou sobre o papel importante de São José na vida de Jesus e de Maria. Disse ainda que não existe família perfeita, que o único modelo de perfeição familiar, foi Jesus, Maria e José. Dom Marco ressaltou três pontos essenciais que apareceram na liturgia da palavra: a paternidade, a filiação e a descendência. Jesus fez a primeira experiência na sua condição de humano, de ser olhado nos olhos por um pai. O laço de paternidade é algo que vai além de simplesmente gerar um filho.
A paternidade é um vínculo afetivo é uma relação de quem cuida e de quem ensina e não se limita apenas ao ato criacional. E Jesus, na condição filial de São José, pôde experimentar o amor de cuidado e de proteção. Que São José nos ensina hoje e sempre, a sermos humildes e obedientes ao chamado de Deus, vivendo com amor e dedicação, a alegria da nossa missão.