Aconteceu nos dias 27 e 28 de abril na casa de formação do seminário propedêutico em Itabira, o 3° encontro vocacional para os jovens que desejam ingressar no seminário diocesano. O encontro teve a participação de dez jovens que vieram de diferentes paróquias de nossa diocese, sendo assessorados pelos seminaristas André Dettoni, Júnior Marins e Marlon Mendes que atualmente estão cursando Filosofia na PUC- Minas.
Na tarde de sábado, foram apresentados aos vocacionados os objetivos do ano propedêutico, a importância desse período para a admissão ao seminário maior e quais os meios para viver as dimensões formativas nessa etapa do processo de discernimento vocacional. As reflexões tiveram como base o livro "razões de ser do presbítero diocesano", onde se encontram as diretrizes para a formação dos seminaristas em nossa diocese.
Na Santa Missa, padre Márcio Soares, formador do seminário propedêutico, apresentou os vocacionados à comunidade paroquial, e pediu a oração dos fiéis por eles e pelas vocações sacerdotais.
Encerrando as atividades de sábado, os vocacionados rezaram com os seminaristas e com padre Márcio a Hora Santa Vocacional, meditando sobre a Caridade Pastoral, carisma que o padre diocesano recebe de Jesus, o bom pastor que dá a sua vida por suas ovelhas.
Na manhã de domingo, os vocacionados refletiram sobre os parágrafos 46 a 49 da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, onde o Santo Padre, o Papa Francisco, fala da necessidade de construirmos uma “Igreja em saída”. Nesse trecho da Exortação Apostólica o Papa Francisco diz preferir “uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. Em seguida, assistiram ao filme que retrata a história da Beata irmã Dulce, momento em que puderam
relacionar os ensinamentos do Papa Francisco com o testemunho de amor a Deus nos irmãos mais pobres vivido pela irmã Dulce.
Após o filme, os vocacionados participaram de um momento de partilha, apresentando as reflexões que absorveram de cada momento do encontro vocacional e destacaram a importância da generosidade e do amor com as pessoas mais simples, característica indispensável para aqueles que querem consagrar as suas vidas a Deus.
Enfim, o encontro encerrou-se com a visita dos vocacionados ao Museu de Itabira, onde está acontecendo atualmente a exposição Quem é o homem do sudário; posteriormente o almoço foi servido a todos, fomentando uma última oportunidade de integração dos vocacionados com os seminaristas e com o formador.
Peçamos a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de nossa diocese, que ajude nossos vocacionados e seminaristas a perseverarem nesse processo de discernimento vocacional e ajude-os cada vez mais a responderem com docilidade ao chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Seminarista André Dettoni
REFERÊNCIAS
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Vaticano: 2013. In: www.vatican.va.