Cântico da ovelha pródiga
17/03/2021
Ano de São José
23/03/2021

     Neste Tempo Quaresmal, estamos vivenciando de maneira diferente, porém não menos especial e importante, um ano singular dedicado a São José.

    Em virtude deste valioso momento, nosso Seminário Diocesano, que o tem como padroeiro, preparou com afinco, fervor e devoção três belos dias celebrativos e dinâmicos para evidenciar com alegria nossa caminhada, que se faz cada vez mais sólida e firme aliada ao exemplo e testemunho de vida de São José, que para nós é um inestimável ponto referência.

      Declarado como patrono e protetor da Igreja, em 8 de dezembro de 1870, pelo então Papa Pio IX, São José carrega exemplos que enriquecem nossa trajetória e nos motiva a ser dóceis e obedientes à Palavra e à vontade do Senhor.

Recordamos aqui, a santidade de nosso patrono. Pai zeloso, esposo exemplar, justo, árduo trabalhador, representante de Deus junto a seu Filho Jesus. Possuía de maneira perfeita todas as virtudes.

     Similar à nossa caminhada, sabemos que nada foi tão fácil para São José. No Evangelho de São Mateus, encontramos o drama vivenciado por esse grande homem de fé, para abraçar e aceitar a mais sublime decisão: ser pai adotivo de Jesus Cristo, filho de Deus e promessa salvífica para a humanidade. Entretanto, surge aí também, um modelo autêntico de compromisso e lealdade aos propósitos de Deus, quando corajosamente assume o que o Senhor lhe tinha mandado, reconhece Maria como esposa e nos dá a conhecer toda beleza de uma família alicerçada em Deus.

    Em suas palavras, o Papa Francisco acrescenta: “Um grande santo a quem entregar a própria existência... Sejam sábios como ele, prontos para compreender e colocar em prática o Evangelho”.

    Renunciou a si mesmo e na fé obedeceu a Deus, acolhendo e constituindo a família de Cristo. Peçamos a São José, que assim como ele, possamos ser fiéis ouvintes, praticantes e atentos aos desígnios do Senhor em nossas vidas.

Com o coração de Pai, saibamos abraçar com zelo, cuidado e carinho os anseios de nossas comunidades.

São José, rogai por nós!

Seminarista João Henrique de Assis Aquino, 1º ano de Filosofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.